top of page

Vale a pena contratar uma consultoria financeira?

Atualizado: 6 de mar. de 2023

Precisamos lidar com dinheiro, isso é um fato. Na verdade, deixamos de viajar, passar tempo com a família e acompanhar o crescimento dos filhos de perto, por exemplo, porque moldamos nossa vida ao trabalho. E para quê? Pelo dinheiro. E o que pode te mostrar como lidar melhor com seu dinheiro? Uma consultoria financeira!

Se adaptamos absolutamente tudo em nossas vidas em prol do dia do pagamento, por que é tão difícil planejar o que fazer com ele de forma assertiva?

Falta de tempo e/ou conhecimento técnico costumam ser os principais motivos. É nesse momento em que contratar uma consultoria financeira pessoal faz toda a diferença para que seu dinheiro possa trabalhar por você!

Para entender como uma consultoria financeira pode te ajudar, continue a leitura do artigo!


O que é uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é um serviço que, quando feito de maneira completa, apresenta estratégias que englobam todas as áreas da saúde financeira do cliente para que o mesmo possa aproximar-se de seus objetivos.

Imagine que você deseja juntar dinheiro para comprar um imóvel. Para fazer isso sem ter problemas financeiros, você precisará de uma consultoria que indique as melhores estratégias: quanto poupar mensalmente e por quanto tempo, melhores formas de aquisição de bens e quais taxas podem ser atrativas ou não.

Entretanto, você não viverá exclusivamente para a compra deste imóvel. Certamente você viajará, pagará a mensalidade da escola dos seus filhos, trocará de carro, comprará presentes e poderá ter algum tipo de emergência.

Sem a consultoria, é muito provável que você compre um imóvel e acabe pagando por dois devido aos juros ou se descapitalize e fique sem reservas. Independentemente da forma escolhida, sem planejamento, todas as áreas da sua vida seriam afetadas. Nesse cenário, você precisaria diminuir seu padrão de vida e dependeria cada vez mais do seu trabalho para pagar as contas que já existiam, além das que foram geradas com a compra do imóvel.

A consultoria financeira tem a função de mostrar estratégias que mantenham todas as suas áreas financeiras alinhadas, com boa qualidade de vida, e conciliar seus objetivos financeiros para que você use seu dinheiro com inteligência.

Como a consultoria financeira funciona?


A consultoria é feita por etapas. Aqui na Cannavale Consultoria, por exemplo, todos os planejamento são personalizados e o processo acontece da seguinte forma:

  • Etapa 1: o consultor fará perguntas para entender os objetivos financeiros do cliente e mapear sua situação atual.

  • Etapa 2: o consultor analisará as informações coletadas na primeira reunião para traçar estratégias claras para que o cliente saiba o que precisa ser feito a fim de alcançar seus objetivos. Para isso, é feita uma pesquisa de mercado com o intuito de encontrar soluções que funcionem especificamente para o perfil do cliente.

  • Etapa 3: o consultor apresentará a consultoria ao cliente e todas as dúvidas do mesmo serão sanadas para que haja clareza sobre as ações que precisam ser tomadas em todas as áreas da vida financeira para que os objetivos se concretizem.

Existe, ainda, uma etapa extra posterior à consultoria: o acompanhamento. Aqui, o cliente conta com o auxílio do consultor após a consultoria para executar as estratégias do planejamento e adaptá-las caso haja mudanças significativas como aumento, diminuição ou perda de renda, por exemplo.

Vale ressaltar que nenhuma consultoria financeira genérica surte bons efeitos. É como tomar um remédio para dor porque um amigo indicou. Se seu amigo não é médico e não examinou suas condições, esse remédio pode causar mais danos do que benefícios à sua saúde física.

O mesmo acontece com a saúde financeira. Seguir o conselho do gerente do banco, que normalmente está mais interessado em oferecer os produtos da instituição do que em seus objetivos, pode causar grandes prejuízos. O mesmo se aplica a conselhos de amigos, familiares e youtubers que não conhecem suas particularidades financeiras.

Consultoria pessoal x empresarial: qual é a diferença?


Essa dúvida é comum entre pessoas que possuem empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Na consultoria empresarial o objetivo é analisar os processos de uma pessoa jurídica e melhorá-los (ou criar fluxos que ainda não existem). A consultoria pode ser feita por completo ou por áreas (jurídica, marketing, financeira, supply chain, operações, produção e outras).

Diferente da consultoria pessoal, a consultoria empresarial não contemplará a vida financeira pessoal dos sócios. Todos os processos serão focados em melhorias para a empresa, sem considerar o uso do dinheiro que os sócios receberão em suas vidas privadas.

Vale ressaltar que uma não substitui a outra. Pessoas e empresas têm necessidades diferentes.

Se você precisar escolher apenas uma para começar, comece pela pessoal. Afinal, principalmente no início, o maior investidor de sua empresa é você mesmo e o negócio pode demorar para dar lucro. Sua capacidade financeira pessoal irá determinar por quanto tempo você consegue investir em sua própria empresa sem retirar um salário da mesma.

A consultoria financeira indica investimentos?


Através da consultoria financeira, o cliente conhece as melhores estratégias para seguir a curto, médio e longo prazo que o aproximarão de seus objetivos. Os investimentos são uma ferramenta importante para que isso seja possível.

Porém, vale ressaltar que o consultor financeiro não está legalmente apto para indicar investimentos. Neste caso, é necessário trabalhar em conjunto com um agente autônomo de investimentos (AAI), profissional certificado pela Associação Nacional das Corretoras de Valores (ANCORD) que, por sua vez, não pode atuar como consultor financeiro.

Os dois profissionais se complementam. O consultor financeiro desenvolve o planejamento financeiro enquanto o AAI elabora uma carteira de investimentos coerente com as estratégias apresentadas na consultoria.

Na Cannavale Consultoria Financeira, contamos com parcerias de agente autônomo de investimentos (AAI) vinculados a escritórios credenciado à XP Investimentos, Modal Mais, BTG Investimentos e outras corretoras entre as maiores da América Latina.

Como escolher uma boa consultoria financeira?


Para escolher uma consultoria financeira de boa qualidade, é necessário avaliar sua reputação, experiência, depoimento de clientes, metodologia (se desenvolvem planejamento personalizado ou não).

A fundadora da Cannavale Consultoria Financeira já está no mercado financeiro desde 2007 e temos clientes em todas as regiões do Brasil. Além disso, não temos nenhuma anotação no Reclame Aqui.

O planejamento abrange áreas como:

  • Organização financeira;

  • Planejamento financeiro focado em conquista de objetivos;

  • Planejamento de aposentadoria/independência financeira;

  • Elaboração de estratégias tributárias através de investimentos;

  • Estratégia de proteção patrimonial e pessoal;

  • Planejamento sucessório;

  • Estratégias para aquisição de bens e

  • Balanço patrimonial;

Quer saber como começar a se planejar e falar com um especialista? Agende uma análise financeira sem custo e receba seu diagnóstico financeiro inicial!


55 visualizações2 comentários

2 Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Guest
Mar 05, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Tenho certeza que preciso muito da ajuda de vcs!!! Já marquei minha reunião de análise gratuita...

Like

Guest
Mar 01, 2023
Rated 5 out of 5 stars.

Muito bom!!! Obrigado pelo artigo.

Like
bottom of page